As exposições geralmente são sobre a Codificação espírita e o Evangelho de Jesus,
em uma ligação direta com nosso cotidiano. Não há nenhum ritual antes dos trabalhos,
a não ser uma prece evocando a proteção de Jesus e dos bons Espíritos (geralmente,
a oração é feita em pensamento). Em algumas oportunidades, antes ou no final das
palestras, alguns grupos fazem a apresentação de corais musicais, quase sempre
formados por grupos de jovens. Porém, este tipo de procedimento não é aconselhável,
sendo indicado q seja praticado em datas e horários diferentes dos trabalhos espirituais
e de esclarecimento ao público, exatamente para se evitar confusões e mal-entendidos.
Explanações e orações ao som de músicas, batuques, atabaques: o Espiritismo não
Explanações e orações ao som de músicas, batuques, atabaques: o Espiritismo não
utiliza instrumentos musicais para exortar o público ou evocar Espíritos. Não há o uso
de qualquer instrumento durante os trabalhos.
Trajes normais: os trabalhadores de uma casa espírita trajam-se normalmente, de
Trajes normais: os trabalhadores de uma casa espírita trajam-se normalmente, de
forma simples. A discrição deve fazer parte dos q trabalham no local, pois ali estão
para auxiliar as pessoas q buscam orientação para seus problemas materiais e
espirituais.
Trajes especiais: o Espiritismo não tem roupas especiais para os dias de trabalhos
Trajes especiais: o Espiritismo não tem roupas especiais para os dias de trabalhos
ou mesmo no dia-a-dia das seus adeptos. Enfeites, amuletos, colares, vestimentas
com cores que significariam o bem (branca) ou o mal (negra, vermelha) não têm
fundamento para o espírita.
Inexistência de rituais, amuletos e imagens: o verdadeiro centro espírita não
Inexistência de rituais, amuletos e imagens: o verdadeiro centro espírita não
pratica em suas atividades nenhum tipo de ritual. A Doutrina Espírita segue o que
o Mestre Jesus ensinou: que Deus é Espírito, e deve ser adorado em espírito e
verdade. Portanto, sem a necessidade de nada material para contatarmos com a espiritualidade.
Presença de rituais como: Ajoelhar-se frente a algo ou alguém, beijar a mão ou
Presença de rituais como: Ajoelhar-se frente a algo ou alguém, beijar a mão ou
louvar os responsáveis pela casa, benzer-se, sentar-se no chão ou ficar levantando
e sentando durante os trabalhos, proferir determinadas palavras (mantras) para evocar
os Espíritos. Nas sedes dos verdadeiros centros espíritas não são encontradas imagens
d santos ou personalidades do movimento espírita, amuletos d sorte, figuras q afastam
ou atraem maus Espíritos, incensos, velas e tudo o mais q seja material e q teoricamente serviria de ligação com o mundo espiritual. Animais para sacrifício: o local que possui
este tipo de prática ou decoração não é espírita. O Espiritismo é contrário a qualquer
tipo de sacrifício animal. Espíritos q pedem este tipo de atividade são Espíritos atrasa-
dos, ignorantes da Lei de Deus e muitas vezes maléficos, que podem prejudicar a vida
de quem dá ouvidos aos seus baixos desejos.
Comunicação particular com os Espíritos: Os grupos espíritas têm reuniões
específicas e íntimas para q os trabalhadores da casa, aptos e preparados durante
longos estudos para tal, possam comunicar-se com os Espíritos. E através deles,
obter informações do mundo espiritual, orientações e mesmo ajudar no afastamento
de perturbações espirituais q porventura estejam prejudicando alguém.
Todo este cuidado baseia-se na orientação dos próprios Espíritos superiores,
responsáveis pela elaboração do Espiritismo, como tbém no alerta de João, o
Evangelista, q em sua 1ª Epístola, capítulo IV, versículo 1, diz: "Amados, não creiais
em todos os Espíritos, mas provai se os Espíritos são de Deus".
Agindo assim, o centro espírita evita o máximo possível a influência de Espíritos
zombeteiros e maldosos, q muitas vezes vêem neste contato com os encarnados
a oportunidade d tecer comentários mentirosos e doutrinas esdrúxulas. A seriedade
de reuniões fechadas os intimida, favorecendo a presença dos Espíritos esclarecidos.
Há alguns tipos de trabalhos mediúnicos, principalmente de psicografia (escrita dos
Espíritos através de médiuns), onde pessoas levam até lá o nome de entes desencar-
nados para tentarem a comunicação dos mesmos através da mediunidade, e ficam observando a manifestação. O médium Francisco Cândido Xavier, conhecido como
Chico Xavier, da cidade mineira de Uberaba, é um destes exemplos. Porém, nestes
casos, o Espírito não se comunica diretamente com seu parente. Apenas influencia o
médium, q escreverá, de forma discreta e ordenada, a mensagem do além.
Comunicação de Espíritos em público: A Doutrina Espírita é contrária a este tipo
de manifestação, cercada geralmente de curiosidades e interesses materiais, ao invés
do bom senso q deve permear toda comunicação espiritual. Há locais em q os médiuns recebem seus "guias" ou "Espíritos protetores", teoricamente responsáveis pelo funcionamento da casa, e orientam os consulentes sobre qualquer tipo de dúvida.
Muitas vezes, as respostas dadas por este tipo de Espírito não têm base científica ou doutrinária alguma, seguindo apenas seu próprio conhecimento, que pode ser limitado.
Em vários destes lugares em que há a manifestação pública, as entidades espirituais
são servidas de fumo, bebida, comida, ingeridas pelo médium incorporado. Com isso, mostram a limitação destes Espíritos, ainda muito apegados aos vícios e prazeres
materiais.
Desenvolvimento cauteloso da mediunidade: a Doutrina Espírita explica que todo ser
Desenvolvimento cauteloso da mediunidade: a Doutrina Espírita explica que todo ser
vivo tem mediunidade, pois é através dela que os encarnados recebem influências boas
e más do mundo espiritual, que servirão de ajuda ou aprendizado no decorrer de suas existências terrenas.
São chamados de médiuns aqueles capazes de proporcionar a manifestação
São chamados de médiuns aqueles capazes de proporcionar a manifestação
dos espíritos. O Espiritismo adverte q para poder ampliar esta ligação com o mundo espiritual, é necessário q o médium passe por uma série de preparativos. Anos de
estudo, maturidade, modificação moral constante, vida regrada, abstendo-se dos
vícios mais grosseiros, como o fumo e a bebida, são algumas das regras básicas
para q o indivíduo possa vir a desenvolver sua mediunidade, e estão contidas em
"O Livro dos Médiuns" .
Os centros espíritas verdadeiros não aconselham a pessoa a trabalhar mediunica-
mente sem antes passar por este período e preparação citados. Muito menos diz
que alguém "precisa" desenvolver a mediunidade. Ninguém é obrigado a nada,
afirma a Doutrina. Todos têm seu livre-arbítrio, e mesmo que o ser tenha um canal
mediúnico amplo, próprio para o desenvolvimento da mediunidade, e não quiser
desenvolvê-lo, não há problema. Tudo o que é forçado é prejudicial ao homem.
Desenvolvimento mediúnico forçado: se ao chegar em um ambiente espiritualista
Desenvolvimento mediúnico forçado: se ao chegar em um ambiente espiritualista
lhe afirmarem q sua mediunidade "precisa" ser desenvolvida, caso contrário vc sofrerá
as consequências materiais e espirituais; sua vida será um transtorno; q os Espíritos
estão lhe chamando para o trabalho; q esta é a sua missão; com certeza este não é
um local q segue a Doutrina Espírita.
Há seitas e religiões afro-brasileiras que obrigam a pessoa a desenvolver-se mediunicamente e depois as ameaçam com terríveis problemas futuros se
elas deixarem de "trabalhar". Isto gera angústia, medo e desespero nos en-
volvidos, q geralmente acabam vítimas de graves obsessões (influência
maléfica persistente de um Espírito atrasado sobre outro ser). Cuidado!
Não há promessas de curas: O verdadeiro centro espírita não promete a cura para
quem o procura. A Doutrina afirma q a cura de uma influência espiritual ou doença
material depende d uma série de fatores, entre os quais a modificação moral do
enfermo, sua necessidade, seus problemas relacionados com encarnações anteriores
e acima de tudo, se há ou não a permissão de Deus para q haja a solução da dificuldade.
Muitas vezes, o sofrimento é um período necessário para o ser refletir sobre sua
existência, e o único q sabe quando é a hora disso terminar é o Criador.O que o
centro espírita faz é um pronto-socorro aos necessitados de amparo e esclarecimento,
é de todas as formas possíveis (orações, tratamentos espirituais, passes, orientações
morais e materiais) tenta minimizar o sofrimento alheio, rogando a Jesus que se o Pai permitir, que interceda junto ao indivíduo.
Promessas de cura: Qualquer lugar que prometa a cura de problemas espirituais
Promessas de cura: Qualquer lugar que prometa a cura de problemas espirituais
ou materiais, sem levar em consideração os fatores já citados, não é um local espírita. Condicionar uma cura à frequência exclusiva naquele ambiente, ao pagamento de
dinheiro ou bens materiais, ou mesmo à "força da casa" não tem base no Espiritismo
e foge do bom senso que regula as leis de Deus. Estas, não podem ser modificadas
de acordo com nossa vontade. Por isso, prometer algo que não depende apenas de
nós mesmos beira a irresponsabilidade e pode levar a pessoa desesperada ao dese-
quilíbrio total ou à descrença em Deus.
Passes simples: O passe é um método utilizado dentro dos centros espíritas. Nada
Passes simples: O passe é um método utilizado dentro dos centros espíritas. Nada
mais é do q a simples imposição das mãos de médiuns sobre a fronte de outras
pessoas, transmitindo-lhes fluidos magnéticos e espirituais (energias positivas do
próprio médium e de bons Espíritos), no intuito de fortalecer-lhes o corpo e a parte
espiritual. Tem duração em média de 30 segundos a 01 minuto. Geralmente, é
aplicado dentro de salas específicas, após a palestra, individual ou coletivamente,
com o público sentado e o passista de pé.
Apenas são feitas orações, em pensamento, pelos médiuns, rogando o amparo de
Jesus àqueles q estão recebendo os fluidos. Os passistas não ficam incorporados
pelos Espíritos, apenas recebem sua influência mental e fluídica.Importante: nunca
há necessidade do passista tocar a pessoa q recebe o passe. Toques, apertos,
carícias têm grandes possibilidades de serem mal-interpretados, gerando confusões,
e por isso são dispensados no centro espírita.
Passes com movimentos: Locais em q os passes são aplicados com movimentos
Passes com movimentos: Locais em q os passes são aplicados com movimentos
bruscos, utilizando objetos, baforadas de cigarro ou charuto, estalando-se os dedos, repetindo mantras e cânticos, tocando várias partes do corpo do receptor não são
centros espíritas. Passistas que transmitem os passes incorporados por entidades,
fazendo orientações ou conversando normalmente, não são médiuns espíritas.
Todo o serviço espiritual é gratuito: O verdadeiro centro espírita não cobra
Todo o serviço espiritual é gratuito: O verdadeiro centro espírita não cobra
nenhuma orientação ou ajuda espiritual de seu público, nem condiciona o recebi-
mento d curas ou salvação às doações. Dar d graça o q d graça receber, ensinou
Jesus, em alusão aos conhecimentos espirituais. Não aceita dinheiro por serviços
prestados mediunicamente. Seus dirigentes e trabalhadores têm profissões próprias,
q lhes dão o sustento financeiro necessário para suas vidas.
Quem sustenta materialmente a casa espírita são seus trabalhadores, através de
doações mensais, destinadas ao pagamento de aluguéis, manutenção, divulgação
doutrinária e aquisição de alimentos, roupas e demais objetos a serem distribuídos
às famílias carentes ou instituições filantrópicas q sejam assistidas pelo grupo. Todo
valor arrecadado será exposto em balanços mensais, para q tanto trabalhadores como frequentadores tenham acesso sobre onde é investido o dinheiro do centro espírita.
Caso algum frequentador da casa queira doar algo ao núcleo, é preferível q a doação
seja feita em gêneros alimentícios, roupas, materiais d construção e afins, q poderão
ser destinados aos carentes ou mesmo utilizados na manutenção da casa. Se houver
por algum motivo uma doação em dinheiro, o centro espírita deverá fornecer um recibo
ao doador e inscrever esta doação no balanço mensal do grupo.
Cobrança pela ajuda espiritual: Todo local que cobra dinheiro, favores ou exige
Cobrança pela ajuda espiritual: Todo local que cobra dinheiro, favores ou exige
qualquer coisa ou favor material devido à ajuda espiritual prestada não é um centro
espírita. A cobrança financeira é própria de pessoas que vivem da exploração da
crença alheia, contrariando os ensinos de Jesus. Há seitas que pedem dinheiro aos
seus assistidos afirmando q será usado para o feitio de trabalhos espirituais, como
a compra de velas, comida, roupas e coisas do gênero. Isso não é Espiritismo.
Espíritos que se prestam a fazer serviços espirituais em troca de coisas materiais
são entidades atrasadas, que nada de bom podem trazer aos que os procuram.
Não podemos comprar a paz de espírito e tranquilidade que buscamos, é isto que
Não podemos comprar a paz de espírito e tranquilidade que buscamos, é isto que
prega a Doutrina Espírita. Se não for esta a orientação do local, com certeza não é
um ambiente espírita.
Fonte: Internet
Fonte: Internet
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